9 de janeiro de 2018

A RELATIVIDADE DO TEMPO

Ontem fomos levar a minha irmã a Viseu e, como a minha madrinha estava connosco e já não ia lá há mais de dez anos, aproveitamos para passear pela parte histórica da cidade.

Enquanto íamos a subir de funicular até à Sé a minha madrinha estava a contar o que viu numa reportagem sobre o Elevador do Bom Jesus e comentou sobre o funicular de Viana do Castelo ser uma cópia do de Braga.

M - O de Braga foi o primeiro, mas o de Viana também é muito antigo.

Eu - Muito antigo?! Não, não é.

M - É, é muito antigo. Não te sei dizer a data em que foi construído, mas sei que é muito antigo.

Eu - Olha, eu não vou teimar contigo porque não sei ao certo a data de construção, mas tenho a certeza de que não é antigo. E quando chegar a casa vou procurar isso nos meus apontamentos para te provar que eu é que estou certa.

Eu não sei nada sobre o elevador do Bom Jesus, já ouvi pessoas a falarem nele, mas só fui ao Bom Jesus uma vez, no verão passado, e nem sequer me apercebi dele. Quanto ao de Viana, eu tinha a certeza que de não era assim tão antigo porque no ano passado fiz um trabalho sobre o desenvolvimento urbanístico de Viana do Castelo e lembro-me de ter falado sobe o funicular na última parte do trabalho.

Entretanto esqueci-me de verificar as datas para comprovar que estava certa e só hoje, passada uma semana, é que me voltei a lembrar da discussão. Fui pesquisar... e estava certa! O funicular foi construído em 1923 - ou seja, ainda nem cem anos tem!!

Telefonei à minha madrinha para lhe dizer que eu tinha razão:

M - 1923? Vês! Eu não te disse que era antigo?

Sem comentários:

Enviar um comentário